quinta-feira, maio 22, 2008

Papier Mâché

Photo (c) Annie Leibovitz


Numa tarde como essa, fria e chuvosa, disseste-me que não querias mais pintar, porque preferias ser feliz. Deitada no sofá da sala, com a cabeça sobre o meu joelho, olhaste-me em silêncio e eu soube que aquele momento era perfeito. O que é felicidade senão a tua mão na minha enquanto te aninhas ao meu colo entre gestos de ternura? Mas serias feliz sem a tua arte? E seria possível separar-te dela por um momento, em que preferes o amor a todas as amarguras que colas em papel machê? Passados tantos anos a única certeza que tenho sobre ti é aquela tarde. Mesmo quando vejo a evidência da tua infelicidade pregada em paredes anónimas, os teus olhos são os mesmos, mas as tuas mãos revelam que os momentos, há muito que deixaram de ser perfeitos.


15 comentários:

angelá disse...

Apesar de triste, como o dia, o texto é lindo. às vezes tristeza e beleza andam de mãos dadas.

MM disse...

Nesse caso é a mais pura verdade. A beleza é a expressão de uma solidão desesperada, traduzida em formas e cores, porque essa é a sua própria natureza. Acabei por encontrar (finalmente...) a música que tocava no gira-discos naquelas tardes cinzentas.

SMA disse...

Posso agarrar a vela... e cantar também... sempre é verdade que as tardes cinzentas apelam às cores da intimidade.

:P

inte

MM disse...

A tua presença já cá faltava!... O que vale é que sabes perfeitamente o que quero dizer com isso:))..!!
Bj.

angelá disse...

tanta gracinha que a menina tem:)))))))
desculpa, Luz, mas não me contive!

MM disse...

Nada Ângela, aqui tem carta branca para puxar a orelha a miúdas atrevidas (e ciumentas...)!

SMA disse...

Oh Ângela... imensa, como sabe?!

risos

bjo

angelá disse...

prometo não exagerar:) !...

qto a regiões, em 1º lugar, está o Alentejo e depois, poutras fora de portas: provença e Toscânia. O Porto...é aquela coisa. Saiu na rifa e não adianta negar que sou filha dele:))))))

MM disse...

Já provou o Esporão Syrah? Néctar dos deuses!...

Inês Leitão disse...

esta foto tem qualquer coisa de muito muito muito especial.

angelá disse...

:( esse ainda não...

MM disse...

Olá Inês,
É verdade... A foto é única e diz muito sobre a fotógrafa, que é uma das minhas preferidas. Vale a pena conhecer a obra da Annie Leibovitz.
Bjs, e até sempre.
LDF

MM disse...

Não deixe de experimentar Ângela, é de facto o meu preferido, se o jantar estiver à altura e companhia for boa, eu diria que é perfeito!
Bjs,
Luz

PS: a minha melhor amiga (desde os seis anos) e a minha secretária (não vivo sem ela!...) chamam-se Ângela. Não conheço muitas, mas são pessoas muito especias.

angelá disse...

ui... que grande responsbilidade! gostava de não estragar o panorama, mas acho difícil...:)))

MM disse...

Descanse!... O "panorama" jamais poderá ser estragado, eu jamais o permitiria. Se esse é mesmo o seu nome, e se for como as homónimas, de certeza que é boa pessoa...